Pular para o conteúdo

Pesquisa

douglasnegreiros.net

Computação nas núvens

Computação em núvemComputação em núvem (ou Cloud Computing) é um modelo de computação em que as aplições e arquivos residem em servidores acessíveis pela internet em qualquer computador dispositivo compatível.

Esse modelo tem a vantagem de “carregar” seu desktop para qualquer máquina com internet ou até mesmo um smartphone. Nesse cenário os computadores não precisam ter uma configuração parruda, o trabalho fica com os servidores e é aí que está o problema…

Quem é responsável pelos servidores?

Hoje senti na pele como esse modelo pode ser falho e assustador, mais de 3GB de mensagens e anexos perdidos em um servidor do Google. Na hora eu parei pra pensar tentando entender como eu faria pra me virar sem a minha conta de e-mail que fez 4 anos no último dia 25, a ficha não caiu.

Quatro anos de e-mail, fotos da família, videos, documentos variados, contatos, backups do blog, e até um contrato ainda não lavrado. Sem falar nos sites que sou cadastrado com esse e-mail e a trabalheira para mudar de e-mail em tudo.

Por sorte do destino tudo se resolveu com uma nova tentativa de login, foi como mágica. Tudo o que eu tinha perdido reapareceu ao som de um “click”.

(38 Visitas)

4 Comentários, comente também!

  1. Raphael Barros 7 de outubro de 2008 às 6:26 am Gravatar

    Fala Douglas, beleza?

    Esse modelo é interessante pela mobilidade e a não necessidade de uma máquina mais robusta, porém, como você mesmo vivenciou um belo susto… rs, é complicado você confiar arquivos importantes em um servidor sem saber como são feitas as replicações dos dados e seus backups.

    Realmente podemos passar por um desagradável "sua conta foi desativada" ou "erro ao acessar a base de dados" e por aí vai…

    Grande abraço.

  2. Douglas Negreiros 7 de outubro de 2008 às 8:55 am Gravatar

    Tudo beleza Raphael!

    Espero que essa realidade demore um pouco mais pra chegar, por hora, prefiro manter a WEB como uma forma de compartilhar minhas fotos, vídeos, idéias, etc…

    Abraço!

  3. Edian costa 22 de dezembro de 2008 às 4:44 am Gravatar

    Acho que essa nova tecnologia proposta pelo google pode se tornar um grande aliado no futuro. Principalmente para quem viaja muito e não gosta de levar seu Notebook (por não gostar mesmo ou por medo de ser roubado). A pessoa poderia levar um PC com configurações minimas e com preço bem inferior aos topi de linha de hoje. Não importando assim se vc perca o computador. Seus arquivos e programas sempre (ou quase sempre estarão seguros).

    Mas como tudo nesse négocio de novas tecnologias é imprevisível temos que esperar pra ver.

    Ainda assim queria poder contar com uma tecnologia assim.

    Valeu

  4. Douglas Negreiros 22 de dezembro de 2008 às 8:57 am Gravatar

    Edian,

    realmente tem suas vantagens. Por enquanto ela é uma tendência, como você disse, esperemos pra ver.

    Abraço!

Deixe seu comentário:

  • São permitidas as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Você pode escolher uma imagem para que apareça sempre ao lado de seu comentário, basta cadastrar-se no Gravatar e selecionar o mesmo e-mail que utilizou para comentar.

douglasnegreiros.net - Alguns Direitos Reservados - Privacidade

Ícones do tema Crystal.

desenvolvido por Emanuel Felipe WordPress.

Clicky Web Analytics