Computação em núvem (ou Cloud Computing) é um modelo de computação em que as aplições e arquivos residem em servidores acessíveis pela internet em qualquer computador dispositivo compatível.
Esse modelo tem a vantagem de “carregar” seu desktop para qualquer máquina com internet ou até mesmo um smartphone. Nesse cenário os computadores não precisam ter uma configuração parruda, o trabalho fica com os servidores e é aí que está o problema…
Quem é responsável pelos servidores?
Hoje senti na pele como esse modelo pode ser falho e assustador, mais de 3GB de mensagens e anexos perdidos em um servidor do Google. Na hora eu parei pra pensar tentando entender como eu faria pra me virar sem a minha conta de e-mail que fez 4 anos no último dia 25, a ficha não caiu.
Quatro anos de e-mail, fotos da família, videos, documentos variados, contatos, backups do blog, e até um contrato ainda não lavrado. Sem falar nos sites que sou cadastrado com esse e-mail e a trabalheira para mudar de e-mail em tudo.
Por sorte do destino tudo se resolveu com uma nova tentativa de login, foi como mágica. Tudo o que eu tinha perdido reapareceu ao som de um “click”.
Deixe um comentário