Computação em núvem (ou Cloud Computing) é um modelo de computação em que as aplições e arquivos residem em servidores acessíveis pela internet em qualquer
computador dispositivo compatível.
Esse modelo tem a vantagem de “carregar” seu desktop para qualquer máquina com internet ou até mesmo um smartphone. Nesse cenário os computadores não precisam ter uma configuração parruda, o trabalho fica com os servidores e é aí que está o problema…
Quem é responsável pelos servidores?
Hoje senti na pele como esse modelo pode ser falho e assustador, mais de 3GB de mensagens e anexos perdidos em um servidor do Google. Na hora eu parei pra pensar tentando entender como eu faria pra me virar sem a minha conta de e-mail que fez 4 anos no último dia 25, a ficha não caiu.
Quatro anos de e-mail, fotos da família, videos, documentos variados, contatos, backups do blog, e até um contrato ainda não lavrado. Sem falar nos sites que sou cadastrado com esse e-mail e a trabalheira para mudar de e-mail em tudo.
Por sorte do destino tudo se resolveu com uma nova tentativa de login, foi como mágica. Tudo o que eu tinha perdido reapareceu ao som de um “click”.
Você pode escolher uma imagem para que apareça sempre ao lado de seu comentário, basta cadastrar-se no Gravatar e selecionar o mesmo e-mail que utilizou para comentar.
douglasnegreiros.net - Alguns Direitos Reservados - Privacidade
Ícones do tema Crystal.
Raphael Barros 7 de outubro de 2008 às 6:26 am
Fala Douglas, beleza?
Esse modelo é interessante pela mobilidade e a não necessidade de uma máquina mais robusta, porém, como você mesmo vivenciou um belo susto… rs, é complicado você confiar arquivos importantes em um servidor sem saber como são feitas as replicações dos dados e seus backups.
Realmente podemos passar por um desagradável "sua conta foi desativada" ou "erro ao acessar a base de dados" e por aí vai…
Grande abraço.
Douglas Negreiros 7 de outubro de 2008 às 8:55 am
Tudo beleza Raphael!
Espero que essa realidade demore um pouco mais pra chegar, por hora, prefiro manter a WEB como uma forma de compartilhar minhas fotos, vídeos, idéias, etc…
Abraço!
Edian costa 22 de dezembro de 2008 às 4:44 am
Acho que essa nova tecnologia proposta pelo google pode se tornar um grande aliado no futuro. Principalmente para quem viaja muito e não gosta de levar seu Notebook (por não gostar mesmo ou por medo de ser roubado). A pessoa poderia levar um PC com configurações minimas e com preço bem inferior aos topi de linha de hoje. Não importando assim se vc perca o computador. Seus arquivos e programas sempre (ou quase sempre estarão seguros).
Mas como tudo nesse négocio de novas tecnologias é imprevisível temos que esperar pra ver.
Ainda assim queria poder contar com uma tecnologia assim.
Valeu
Douglas Negreiros 22 de dezembro de 2008 às 8:57 am
Edian,
realmente tem suas vantagens. Por enquanto ela é uma tendência, como você disse, esperemos pra ver.
Abraço!